Nota: O saldo de empregos se refere à diferença entre admitidos e desligados do mercado de trabalho formal.
Dados sistematizados pela SEI/Dipeq.
Os dados estão sujeitos a ajustes devido aos dados das declarações fora do prazo.
Nota: O saldo de empregos se refere à diferença entre admitidos e desligados do mercado de trabalho formal.
Dados sistematizados pela SEI/Dipeq.
Os dados estão sujeitos a ajustes devido aos dados das declarações fora do prazo.
*Não estão listados os municípios que não apresentaram movimentação no período selecionado.
Nota: O saldo de empregos se refere à diferença entre admitidos e desligados do mercado de trabalho formal.
Dados sistematizados pela SEI/Dipeq.
Os dados estão sujeitos a ajustes devido aos dados das declarações fora do prazo.
Nota: O saldo de empregos se refere à diferença entre admitidos e desligados do mercado de trabalho formal.
Dados sistematizados pela SEI/Dipeq.
Os dados estão sujeitos a ajustes devido aos dados das declarações fora do prazo.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Devido à natureza distinta de captação das informações da RAIS a partir de 2020, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Além disso, as variações absolutas e relativas dos estoques apresentadas neste painel para o ano de 2022 foram omitidas devido à quebra na série ocorrida nesse ano.
Sobre o Painel de Mercado de Trabalho:
O InfoVis Mercado de Trabalho é um instrumento de integração e disponibilização de informações sobre o mercado de trabalho formal, de maneira organizada. Contribuindo para a melhoria da comunicação sobre a situação do mercado de trabalho à população baiana e auxiliando os diversos órgãos do Estado na tomada de decisão e construção de políticas públicas. Esta nova versão do painel foi construída tendo em mente uma proposta mais amigável, limpa e interativa e rápida, de disponibilização das informações, trazendo dados sobre o Novo Caged e a RAIS. Em breve o painel abarcará informações sobre o mercado de trabalho informal, com dados oriundos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADC) do IBGE. Para informações mais detalhadas sobre a dinâmica do mercado de trabalho baiano, acesse e leia os boletins da SEI em: www.sei.ba.gov.br
Sobre as bases de dados:
CAGED
Sob a responsabilidade do poder executivo federal, mais especificamente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), criado pela Lei de número 4.923 de 1965, configura-se num registro administrativo das declarações prestadas obrigatoriamente pelos diversos estabelecimentos espalhados em território brasileiro quanto a movimentação (admissão, desligamento e transferência) dos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
As informações sobre admissões, desligamentos e transferências de trabalhadores contidas no Caged são divulgadas mensalmente pelo MTE. Dadas as especificidades e diversidade dessas informações, para além de seus contornos legais em servir como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores celetistas, o Caged termina se constituindo em importante fonte de informações estatísticas sobre o mercado de trabalho brasileiro, atendendo assim a grande demanda existente por dados conjunturais e amparando a análise e o entendimento da dinâmica do mercado de trabalho e a elaboração de políticas para a área.
A possibilidade de desagregação, por sua vez, termina se configurando num importante ativo para a realização de estudos que visam captar as tendências mais atuais do mercado de trabalho. Em termos geográficos, por exemplo, pode-se empreender tanto uma investigação de âmbito nacional quanto regional, com informações para Brasil, Grandes Regiões, Mesorregiões, Microrregiões, Unidades Federativas e Municípios. Outros fracionamentos também se mostram possíveis, como por setores e por ocupações. O conjunto de informações do Caged ainda permite conhecer os atributos dos empregados admitidos e desligados, tais como: gênero, grau de escolaridade, faixa etária, raça/cor e remuneração mensal.
Além do mais, desde 2020, com o objetivo de unificar e simplificar a prestação de informações relativas a trabalhadores e empresas, ampliando a cobertura estatística e desburocratizando o cumprimento das obrigações, o sistema de captação está em mudança do Caged para o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), inaugurando o que se convencionou chamar de Novo Caged – que em essência dispõe do mesmo conteúdo de informações do Caged, as movimentações no mercado de trabalho formal (admissões, desligamentos e saldo). No entanto, cabe ressalvar que, diante da natureza distinta de captação, das diferenças na cobertura (como obrigatoriedade de declaração dos vínculos temporários) e da falta de registros de desligamentos nesse processo de transição, problema contornado pela imputação de dados de outras fontes, as comparações com anos anteriores devem ser realizadas com cautela. Por fim, segundo o MTE, futuramente, quando o processo de implantação do eSocial for findado e todas as empresas estiverem desobrigadas a declarar o Caged, o sistema do Caged deixará de existir e o eSocial passará a ser a única fonte de dados a alimentar o Novo Caged.
Neste contexto, este dashboard apresenta uma gama de indicadores do mercado de trabalho celetista para a Bahia, os municípios baianos, os Territórios de Identidade e as Zonas Turísticas do estado, informações que podem ser visualizadas para um mês específico ou para o acumulado de determinado ano a partir de 2020.
RAIS
Sob os cuidados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), instituída pelo Decreto nº 76.900 de 1975 e regulamentada pelo Decreto nº 10.854 de 2021, configura-se num cadastro administrativo, de periodicidade anual e preenchimento obrigatório por parte das empresas públicas e privadas (com ou sem registro de vínculos empregatícios no exercício), voltado a catalogar informações sobre todos os estabelecimentos formais e os vínculos empregatícios formais (celetistas e estatutários) no país.
De acordo com os decretos supramencionados, o conjunto de elementos agrupados pela RAIS visa tanto suprir as necessidades de controle, estatísticas e informações das entidades governamentais da área social quanto subsidiar o pagamento do abono salarial e outros benefícios sociais. Além do mais, dadas as características e particularidades dos elementos reunidos, a RAIS vem se constituindo em instrumento fundamental para a formulação de políticas públicas na área de emprego e renda e, também, para o acompanhamento, a descrição e a análise do mercado de trabalho formal no Brasil.
A fim de tornar público o conjunto de estatísticas oriundas dos registros administrativos da RAIS e de facilitar o acesso e o uso por parte da sociedade, o MTE disponibiliza alguns arquivos contemplando essas estatísticas, as quais, em respeito ao tipo, encontram-se organizadas em duas bases de dados: a RAIS Vínculos e a RAIS Estabelecimentos. As diversas informações contidas na RAIS, que cobrem o universo do mercado formal brasileiro, são disponibilizadas anualmente pelo MTE e se referem ao ano imediatamente anterior no momento de sua divulgação.
Ao abranger todo o território nacional, a RAIS possibilita conhecer informações sobre vínculos e estabelecimentos para Brasil, Mesorregiões, Microrregiões, unidades Federativas e unidades municipais. Além da localização geográfica, outras desagregações podem ser exploradas: setor de atividade econômica, natureza jurídica e tamanho do estabelecimento, além de gênero, faixa etária, grau de instrução, ocupação, remuneração média, tipo (celetista, estatutário, temporário e avulso), nacionalidade e tempo de serviço associado ao vínculo empregatício. Assim, com base nos dados da RAIS, uma gama de indicadores pode ser investigada, produzindo elementos com potencial de subsidiar estudos diversos voltados a compreender a realidade estrutural do mercado de trabalho formal brasileiro.
Importante salientar que, desde o ano base 2019, parte das empresas passou a seguir novos procedimentos para envio das informações, começando a utilizar o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) em substituição ao sistema próprio da RAIS – mudança que visa unificar e simplificar a prestação de informações relativas a trabalhadores e empresas, ampliando a cobertura estatística e desburocratizando o cumprimento das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. No futuro, quando o processo de implantação do eSocial for findado, a RAIS será alimentada única e exclusivamente pelos dados coletados via eSocial.
Neste contexto, este dashboard disponibiliza um acervo diversificado de dados e indicadores relativos ao mercado de trabalho formal para a Bahia, os municípios baianos e os Territórios de Identidade, informações que podem ser visualizadas para um determinado ano a partir de 2020.