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Cursos de Pós-Graduação stricto sensu, por grande área de conhecimento, instituição de ensino e município
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Quantidade de Instituições do Ensino Superior, por dependência administrativa, Bahia, 2013 - 2019.
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Cursos superiores por área, instituição de ensino e Município
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Sobre o Observatório:
O Observatório de Ciência,Tecnologia e Inovação é um instrumento de integração e disponibilização de informações de governo, instituições de ciência e tecnologia, setor produtivo, a sociedade civil organizada. Contribuindo para a melhoria da interlocução entre os segmentos do rico ecossistema de C,T&I e auxiliando os diversos órgãos do Estado na tomada de decisão e construção de políticas públicas. Esta nova versão do Observatório foi construída tendo em mente uma proposta mais amigável, limpa e interativa de disponibilização das informações, numa parceria entre a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fonte dos dados:
Educação Básica
As informações sobre a educação básica na Bahia foram retiradas dos Microdados do Censo Escolar. Para os dados realtivos a matículas foram aplicados filtros para gerar as bases para cada etapa de ensino, com base nos critérios a seguir:
Matrículas na Educação Infantil
- Creche
Para gerar a base de dados com o número de matrículas em Creches na Bahia, foi aplicado o filtro na variável correspondente à etapa de ensino, onde o código [1] representa somente matrículas realizadas em creches de acordo com o censo escolar.
* Pré-Escola
Para gerar a base de dados com o número de matrículas na Pré-Escola na Bahia, foi aplicado o filtro na variável correspondente à etapa de ensino, onde o código [2] representa somente matrículas realizadas em classes do pré-escolar de acordo com o censo escolar.
Matrículas no Ensino Fundamental
- Anos Iniciais
Para gerar a base de dados com o número de matrículas nos Ans Iniciais da educação básica na Bahia, foi aplicado o filtro na variável correspondente à etapa de ensino, onde os códigos [14, 15, 16, 17 e 18] representam as matrículas realizadas do 1º ao 5º ano respectivamente de acordo com o censo escolar.
- Anos Finais
Para gerar a base de dados com o número de matrículas nos Ans Finais da educação básica na Bahia, foi aplicado o filtro na variável correspondente à etapa de ensino, onde os códigos [19, 20, 21 e 41] representam as matrículas realizadas do 6º ao 9º ano respectivamente de acordo com o censo escolar.
Matrículas no Ensino Médio
- Ensino Médio
Para gerar a base de dados com o número de matrículas no Ensino Médio da Educação Básica na Bahia, foi aplicado o filtro na variável correspondente à etapa de ensino, onde os códigos [25, 26, 27 e 28] representam as matrículas no ensino médio, os códigos
[29 e 34] pertencem a classes não seriadas de acordo com o censo, os códigos [30, 31, 32 e 33] correspondem ao ensino médio na modelidade de Curso Técnico Integrado e os códigos [35, 36, 37 e 38] representam as matrículas realizadas da 1ª ao 4ªº série da modalidadade Normal/Magistério respectivamente de acordo com o censo escolar.
Para mais informações sobre os microdados da educação básica clique aqui.
Educação Superior
Pra acessar as informações sobre a educação superior na Bahia com mais detalhe clique aqui.
Pós-Graduação
As informações sobre Pós-Graduação na Bahia foram retiradas do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Para acessar todos os conjuntos de dados utilizados clique aqui.
Educação Profissional
Para mais informações sobre cursos de educação profissional clique aqui.
Nota: A codificação das variáveis usadas nos filtros foi baseada no dicionário de dados do Censo Escolar 2020.
Sobre o Sistema de Mapeamento de Competências Científicas da Bahia – SIMCC-BA:
O SIMCC-BA é um sistema desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, que integra as informações dos pesquisadores das Instituições de Ensino Superior da Bahia (IES), dando ao usuário possibilidades diversas de identificação das competências em recursos humanos, pesquisas desenvolvidas e redes de colaboração. O projeto que deu origem ao SIMCC-BA objetiva auxiliar a gestão pública a diagnosticar com precisão e planejar as intervenções em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), bem como os atores do ecossistema de inovação a identificar possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas. Ainda em expansão, o SIMCC-BA hoje conta com os dados das Universidades Estaduais, mas poderá abrigar os dados de todas as instituições da Bahia que queiram aderir.